sábado, 7 de julho de 2012

Refletindo - A Plantinha - por Thiago Assoni



Ø  A Plantinha

Quando alguém ganha uma plantinha, normalmente, fica todo feliz e entusiasmado com aquela novidade. Rega todos os dias, poda as folhas secas, cerca-a de cuidados e tudo mais o que for necessário para ver a plantinha crescer e vingar.
Mas aí o tempo começa a passar. O que era novidade deixa de ser e é como se outras coisas mais importantes surgissem. E então a plantinha é deixada de lado. O tempo, obviamente, continua passando e todo o esmero dedicado à plantinha já não acontece mais. Regar deixa de ser prioridade e as folhas secas se acumulam ao redor, deixando morto o que deveria ser Vivo e lindo!
Não demora muito e, finalmente, a plantinha Morre!
Morre bestamente, por coisa tola. Morre por falta de cuidado.
E você, que queria tanto ter uma, quantas outras plantinhas precisaram morrer pra dar o devido cuidado a alguma que, talvez, já está aí na sua janela?


Ø  O Paradoxo

Quando as plantas não recebem o devido cuidado, existem duas reações: Morrer, como dito em outrora; ou crescer em demasia, o que também pode ser muito bom!
A plantinha que cresce assim faz o vaso quebrar, toma terrenos maiores e já não serve mais pra enfeitar apenas janelas. Está em outro estágio agora, não pode mais ser controlada e não precisa mais se prender ao pequeno vaso.
Raízes expostas, machucados amostra. Em contrapartida, não precisa mais mendigar pequenos cuidados. É autossuficiente!
A plantinha cresceu!


6 comentários:

  1. Belo texto!!
    Sou mais a segunda plantinha.

    ResponderExcluir
  2. Menino, ótimo texto, meus parabéns, cada vez me surpeendendo mais .#DanielGomes

    ResponderExcluir
  3. Quando cheguei no apartamento onde moro, encontrei um vaso de violeta deixado pelo antigo morador. Tinha apenas duas folhinhas murchas, brigando para sobreviverem em meio à terra seca. Cuidei com carinho. Ela sobreviveu. Encheu-se com folhas novas e floriu. Esse é o mistério da vida. Amor por tudo. Cuidar de tudo. O tempo acaba somente quando morre. Então, enquanto houver tempo, vamos tentar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto, sempre profundo e de fato faz juiz ao título... no leva a refletir:
    "O que desejamos para nossas pequenas plantinhas...?"

    Abçs.

    ResponderExcluir