sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vamos "Satirizar" o Transporte Público em São Paulo?


Vamos Satirizar?
Transporte Público.



Engraçado como Paulista sempre reclama demais de tudo, não é mesmo? Poxa...
Falemos do transporte público. Oras, mas sejamos mais inteligentes! Numa cidade como a nossa, onde todo mundo vive correndo pra lá e para cá, termos um ônibus lotado faz todo o sentido! Isso é calor humano. Um ótimo lugar pra ouvirmos notícias do Jornal Nacional, sobre o Fantástico e a declaração da Xuxa, sabermos do que aconteceu na Novela das Nove, ouvir fofocas da vizinha que nem fazemos ideia de quem seja, ou do chefe que tem uma amante e um filho gay. E tudo isso por APENAS R$3.00. Olha que vantagem! Num momento onde as pessoas se falam cada vez menos, nosso Governo nos oferece um método inovador de fazer amizades! Nada de chat, bate-papo e Facebook... Que nada! A onda agora é o FriendsBus.

Ainda falando do Transporte da cidade de São Paulo, vamos lembrar-nos da CPTM. Falarei dos trens que saem da Estação Guaianases sentido Estação Luz. Plataformas lotadas, gente que não acaba mais. No auto falante, a voz sexy de uma mulher anuncia: “Não ultrapasse a linha amarela, ela é a sua segurança!”. É rir para não chorar! Mal consigo enxergar o chão da plataforma, quisá a linha amarela. Tem uma, é?
Quando trem chega na plataforma, é um Deus-nos-acuda! Parece que o mundo está acabando e a única forma de salvação humana é entrando naquela merda de trem! As pessoas que estão dentro do vagão saem no tapa pra conseguirem desembarcar. Os que estão fora, lutam como se numa guerra para embarcar. E quando dentro do vagão, a coisa melhora! É um que empurra, outro que encoxa... Tem mulher que sai grávida de dentro de um vagão. Certa vez, saí do trem com uma blusa pendurada no braço. Alguém ficou com frio naquele dia. O pior mesmo são as companhias dentro do vagão. Sempre tem aquele tiozinho barbudo que usa a mesma camisa a semana inteira, cheira à bebida e cigarro, quando não à cc mesmo. Senhor G-zuis... Lembrando também dos queridos jovens estudantes com suas mochilas nas costas e a porcaria do celular sem fone e funk tocando pra todo mundo ouvir. E as fofocas não são exclusividades do FriendsBus não. No trenzão tem também, viu? E é um português bonito o desse povo, sabe? “A gente fomos fazer” ou “a gente ficamos sabenu”. Isso dói na alma, sabia?
Óbvio que eu não posso me esquecer do maquinista, aquele senhor simpático que fica dentro da cabine, com todo o espaço pra ele, ar condicionado e musiquinha enquanto nós estamos piores que sardinhas dentro do vagão. Ouve-se um ruído de estática e a voz dele meio abafada dizendo: “Senhores usuários, bom dia! Esse trem tem como destino a estação Luz. O tempo estimado de viagem é de 34 minutos. A CPTM deseja a todos uma boa viagem!” Começa que ele já mente no tempo de viagem. 34 minutos, normalmente, ele demora pra chegar ao meio do caminho e olhe lá! Outra mentira é dizer que teremos uma boa viagem. Não dá pra se mexer, respirar é meio difícil com aquele ar abafado, mexer o pé nem pensar... E ainda tem momentos que a porta não quer fechar e ouve-se o maquinista dizer: “Não segurem as porta” Com certeza, não é mesmo? Está tão fácil ficar longe delas...

Tem também aqueles outros trens, os que vão sentido Francisco Morato, sentido Itapevi... Esses aí são Feiras Ambulantes. Qualquer coisa você compra ali dentro! É bala, caneta de marcar cd e DVD, chocolates que são manteiga pura e de marcas que NUNCA ouvimos falar, aparelho de barbear, porta bilhete único, enfim... É uma festa! E o mais legal é ver como os vendedores são bons de matemática: “Um é cinquenta, dois é um real!”. Qualquer dia as prostitutas vão fazer ponto ali dentro mesmo, deve ser mais rentável. Melhor do que ficar parado na rua correndo perigo e pegando friagem, não é mesmo? Fica dica aí pras garotas de programa: Façam ponto dentro dos trens. Esses mesmos trens tem outras características bem particulares: Cheiro de borracha e óleo queimado, um balanço o qual é preciso segurar forte pra não cair, um barulho quase ensurdecedor e, uma coisa que já aconteceu comigo mesmo, pessoas caem dentro do vagão pela janela, vindo de fora mesmo.

Dentro dessa correria toda, muitas coisas acontecem e viram engraçadas depois que passa. Já vi de tudo! Uma senhorinha perdeu o par de Havainas, caindo no chão e sendo pisoteada; bolsas que ficam para trás enquanto seu dono já está fora do vagão... É tanta coisa...
Não bastasse toda essa aventura na CPTM, temos ainda o Metrô. Ah sim, claro! O adorável Metrô de São Paulo! Pra conseguir “pegar” um, você precisa esperar dois ou três pra ir bem. A menos que você seja aventureiro e queira ir amassado mais um pouco. Sem esquecer que não é nem preciso você se esforçar para entrar em um. O empurra-empurra já te faz entrar sem precisar fazer muito pra isso. Quando você pensa que pode, talvez, esperar o próximo, você já está lá dentro. E o metrô não tem ar condicionado não. É na raça mesmo, calor e suor. Tem aquelas janelinhas que mal abrem e olhe lá. Ou então, quando é o metrô novo, é aquele ar fortíssimo, absurdo. É oito ou oitenta.
Dentro dos vagões do metrô tem uma plaquinha, agora, onde incentiva a denuncia à práticas indevidas dentro dos vagões. É o SMS Denúncia. E é suuuuuper prático! Vamos ao exemplo:
Imagine uma cena de assalto no vagão. Imaginou aí? Pois bem. Tudo o que você vai precisar é somente isso:

- As características do infrator;
- O número do carro onde você está;
- A linha;
- O sentido de deslocamento;
- O nome da próxima estação.

Viu? Super prático e eficaz! Tenho certeza que você vai conseguir digitar tudo isso no seu celular e enviar a mensagem pra denuncia. Convenhamos, né? Vai chegar a próxima estação e você nem conseguiu terminar a descrição do infrator, ainda mais todo o resto. E essa de número do carro? Como você vai ter tempo de procurar o número do carro sem ser notado pelo ladrão? E não podemos esquecer, também, de esperar o metrô sair do túnel, afinal, não é todo aparelho que funciona nos túneis. E tem também a questão de tempo. O Ladrão vai sair correndo, aí você corre atrás dele e segura ele pelo braço: “Espera aí, Senhor Ladrão! Estou mandando um SMS Denúncia por causa do seu roubo, só um momento.”.

Mas, então... É assim que funciona o Transporte Público em São Paulo. Entretanto, mesmo passando por tudo isso, nossa cidade é incrível! Recebemos uma centena de ônibus carregados de migrantes iludidos de que tudo aqui é melhor! Temos trânsito parado, avenidas mal estruturadas e sinalizadas, mendigos na Praça da Sé, travecos fazendo programa na Augusta... Mas tudo é maravilhoso! É incrível! A cidade das Oportunidades infinitas! Venham todos! Venham pra São Paulo e morem num barraco de madeira numa encosta prestes a deslizar e matar sua família! Ou morar perto de córregos à céu aberto, na companhia de ratos, baratas e outras muitas doenças!
Pois é, Brasil... Esse é o Lugar onde vai acontecer a Abertura da Copa do Mundo. Mas, afinal, pra que se preocupar com outras questões, não é mesmo? Receber a Copa, as Olimpíadas... Isso sim é o que a gente precisa mesmo!
Obrigado pela paciência. Comentem aí. E já peço desculpas se falei mentiras demais...

8 comentários:

  1. excelente texto,deveria ser declarado,anunciado em uma coluna social,programa de tv,pois tudo e verdade..adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii..vamos fazer uma campanha para ser publicado..quem gostou deixei uma frase assim..vamos publicar...

    ResponderExcluir
  2. Rrsrs... Me raxei... Muito bom!

    Vamos Publicar!

    ResponderExcluir
  3. O governo é uma merda, que não vai pra frente, além é claro do sistema capitalista que cresce aqui (no Brasil, o individualismo, a prioridade em ganhar dinheiro, beneficio próprio é a moda dos "poderosos" imprestaveis políticos da nossa querida nação!

    ResponderExcluir
  4. Digníssimo Adorei
    Vamos Publicar

    ResponderExcluir
  5. Um leve tom de sarcasmo meu xará! Adorei demais. jajajajajajaja

    ResponderExcluir
  6. adoreiiiiiiiiiiiiiiiii!!

    ResponderExcluir
  7. Cara, parabéns pelo texto, curti muito como tratou o assunto, parabéns mesmo, e assim de uma forma bem interessante, um protesto digno (como já foi dito) de estar em meios de comunicações, mas falo dos realmente sérios, que não tendeciam as coisas!!! Abração

    ResponderExcluir